-- -- A a diferença entre abstinência e sobriedade
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

 

a diferença entre abstinência e sobriedade

 

Como se costuma dizer na profissão de tratamento da dependência, há uma clara separação entre abstinência e sobriedade. A abstinência pode ser definida simplesmente como física livre de substâncias que alteram a mente. A abstinência não aborda comportamentos, emoções, saúde mental, etc. Significa apenas que a pessoa está livre de drogas / álcool. Sobriedade inclui abstinência, mas também abrange muito mais do que simplesmente parar de beber ou abusar de drogas. Veja e descubra por que a sobriedade é o método mais recompensador e eficaz para deter o vício e por que a abstinência é apenas a solução mínima .

 

Em nosso vício, muitos viciados e alcoólatras desenvolvem hábitos e padrões não saudáveis ou negativos que vão além das drogas / álcool. Talvez nos tornemos desonestos, egoístas ou imprudentes. Podemos dizer coisas ou fazer algo à custa dos outros. O ponto é que desenvolvemos traços de personalidade e padrões de comportamento que não são diretamente resultado do vício. Esses defeitos de caráter e tendências egoístas tornam-se parte de nossa vida diária. Podemos usá-los para conseguir o que queremos ou manipular os outros. As emoções e sentimentos dos outros são deixadas de lado para manter nosso hábito e estilo de vida de drogas / álcool.

 

Abandonar drogas / álcool não removerá completamente os hábitos negativos e egoístas de nosso vício. Algumas pessoas acham que, quando descartarem as drogas, elas se tornarão uma pessoa maravilhosa e admirável. Este não é frequentemente o caso. Na verdade, às vezes, esses hábitos e tendências negativos pioram quando uma pessoa deixa de usar drogas. Por que é isso? Durante nosso vício, usamos drogas ou álcool por várias razões; para escapar, entorpecer emoções, relaxar, encontrar alívio, etc. Uma vez que paramos as drogas / álcool, nosso maior mecanismo de enfrentamento (nosso vício) desapareceu. Simplesmente, não temos a experiência, os recursos ou a capacidade de lidar com os problemas e as tensões da vida. Sem substâncias para encontrar conforto, uma pessoa pode recorrer à desonestidade, abuso verbal, raiva, comer em excesso, compras compulsivas, co-dependência, etc., para encontrar alívio das realidades da vida. A abstinência não é suficiente porque não substitui as drogas e o álcool por uma solução para enfrentar e lidar com a vida de maneira saudável. Por outro lado, a sobriedade é encontrar uma nova maneira de viver para substituir nossa antiga vida na dependência.

 

Sobriedade: um novo modo de vida

A principal diferença entre abstinência e sobriedade é que o último inclui um programa de auto-crescimento e atualização. Sobriedade vem em muitos formatos e tamanhos diferentes. Existem grupos de recuperação e terapia. Essas são ótimas maneiras de continuar aprendendo sobre você e obter apoio de outras pessoas que se importam com você. Há também outras maneiras de se envolver na sobriedade, como buscar a espiritualidade e aprender a meditar. Até mesmo coisas simples, como exercícios e leitura, podem ajudar a substituir alguns desses hábitos negativos por novos hábitos saudáveis. A sobriedade é aprender a ser um bom amigo, um filho ou filha amorosa e um verdadeiro membro da sociedade. Sobriedade é aprender como lidar com emoções como dor, vergonha, desapontamento e emergir mais forte depois. Vivendo a vida sóbria, nos é dado um novo sopro de vida e temos a chance de mudar drasticamente o nosso caminho. Se você está apenas se abstendo de drogas / álcool e não está vivendo ativamente a sobriedade, está perdendo as verdadeiras recompensas da recuperação.

 

Dr. Fernando Weikamp

Pesquisas e informações

 

 

 

 

Psicanalista na Sua Cidade

Calendário de Eventos

 

 

Abril
02/04 - Dia Mundial da Conscientização do Autismo
04/04 - Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson
06/04 - Dia Mundial da Atividade Física
06/04 - Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida
07/04 - Dia Mundial da Saúde
07/04 - Dia do Médico Legista
08/04 - Dia Mundial de Luta Contra o Câncer
11/04 - Dia do Infectologista
11/04 - Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson
12/04 - Dia do Obstetra
13/04 - Dia do Beijo
14/04 - Dia do Técnico em Serviço de Saúde
17/04 - Dia Internacional da Hemofilia
24/04 - Dia Mundial de Combate à Meningite
25/04 - Dia Mundial da Luta contra a Malária
26/04 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
30/04 - Dia Nacional da Mulher

 

Precisamos Saber

O que você imagina que sofre
 

 


 

 


Pensamento do Dia

Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas. (Goethe)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dr. Gustavo Moraes  é Psicóloga em atendimento clínico. Utiliza uma abordagem voltada a psicologia comportamental. Com experiência em atendimento clínico individual e em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental , Sexólogo, Professor, Neuro Ciência .

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 48 visitantes online