-- -- Anedonia, perda da capacidade de sentir Prazer
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

 

Anedonia, perda da capacidade de sentir Prazer

E normalmente ocorrer sem que familiares e amigos se deem conta. Uma espécie de “congelamento” emocional faz com que o indivíduo fique imune a qualquer tipo de emoção ou sentimento, como se estivesse “blindado” a qualquer tipo de reação emotiva ou afetiva.

O prazer diante de qualquer coisa simplesmente some. Essa é a principal característica da anedonia.

Esse distúrbio é a perda da capacidade de sentir prazer ou interesse para realizar a maioria das atividades. O dr. Fernando Weikamp,salienta que algumas pessoas são incapazes de sentir prazer em qualquer circunstância.

Mas existe, algumas pessoas que apresentam a dificuldade direcionada para alguns quadros, como o apetite por comida, o desejo por sexo, as relações sociais e atividades de lazer, situações que anteriormente eram prazerosas.

O dr. Fernando salienta, há quem sofra com a completa incapacidade de desfrutar e obter prazer, outros apenas com a redução dessa capacidade. A pessoa que sofre de anedonia parece estar emocionalmente “congelada”. Essa condição repercutirá em suas relações sociais e poderá levará a um quadro de isolamento.


Os pacientes com esse transtorno ficam normalmente em uma situação de total indiferença consigo mesmos, não têm apego por nada, nem mesmo pela própria vida e costumam ser resistentes a mudar o seu quadro. Eles não são nem um pouco responsáveis emocionalmente. Em casos extremos, tanto faz sofrer a perda de alguém próximo.

Dr, Fernando diz que é importante ressaltar que há diferentes graus de intensidade do transtorno que decresce de situações extremas até outras, mais leves. “Como os pacientes com anedonia têm dificuldades em suas relações sociais, tudo torna-se desinteressante, afastando de si as demais pessoas e vivendo em isolamento”.

O diagnóstico da anedonia se dá a partir do relato e observação das reações emocionais do paciente ou com a ajuda dos familiares e pessoas mais próximas. O tratamento depende do diagnóstico que pode envolver a necessidade do uso de medicamentos.

Além disso, o tratamento psicológico, com psicólogos ou psicanalista é complementar ao tratamento farmacológico.

A anedonia é apanágio maior das grandes depressões, mas pode acontecer também nos , neurastênicos, nos usuários crônicos de drogas (sobretudo durante as crises de abstinência), em pessoas muito ansiosas e naquelas com transtornos esquizoides de personalidade.

 

 

Calendário de Eventos

Abril
04.04 - Dia Nacional do Parkinsoniano
06.04 - Dia Mundial da Atividade Física
07.04 - Dia Mundial da Saúde
08.04 - Dia Nacional do Sistema Braille
14.04 - Dia do Técnico em Serviço de Saúde
16.04 - Dia Nacional da Voz
17.04 - Dia Internacional da Hemofilia
26.04 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
30.04 - Dia Nacional da Mulher

Precisamos Saber

O que é mais importante na sua relação
 
 

 Conheça nosso clinica


Pensamento do Dia

Não existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma são indestrutíveis. (Thomas De Quincey)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dra. Nájila Tamires da Silva é Psicóloga em atendimento clínico. Utiliza uma abordagem voltada a psicologia comportamental. Com experiência em atendimento clínico individual e em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e Sexólogo

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 347 visitantes online