-- -- O cérebro está dividido em três seções.
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

O cérebro está dividido em três seções.

 

O cérebro reptiliano
O cérebro reptiliano desenvolveu-se há mais de 100 milhões de anos e é responsável pela nossa sobrevivência. É constituído pelos gânglios basais e controla as nossas funções involuntárias: o bater dos nossos corações, o funcionamento dos nossos órgãos e a nossa respiração.

É responsável pela nossa sobrevivência; para o nosso vôo, lutar ou congelar respostas, para comportamentos sexuais, raiva em resposta ao perigo e, acima de tudo - medo . As ações e emoções que brotam do cérebro reptiliano o fazem automaticamente, sem que precisemos pensar sobre isso.

 

O cérebrolímbico
O cérebro límbico envolve o cérebro reptiliano e acredita-se que tenha se desenvolvido nos primeiros mamíferos. Seus principais componentes são o hipocampo, a amígdala e o hipotálamo. Ele registra memórias de comportamentos que produziram experiências agradáveis e desagradáveis e é responsável pela maioria de nossas emoções. Também é responsável por nossos mecanismos de comparação e contraste, que levam a julgamentos de valor. Controla muito do nosso comportamento, ainda que inconscientemente.

 

O neo-córtex
A terceira seção do cérebro identificada por MacLean foi a última a se desenvolver - cerca de 40.000 anos atrás. É chamado de neo-córtex e só é encontrado em mamíferos de ordem superior, como macacos, golfinhos e humanos. Esta seção do cérebro contém nossas capacidades de raciocínio, imaginação, criatividade e habilidades para resolver problemas. É onde o eu superior vive. É o supervisor do resto do cérebro e pode observar e temperar as respostas dos cérebros reptilianos e límbicos. É o assento da compaixão. O problema é que o cérebro neo-córtex precisa ser ativado conscientemente.

 

Quando estamos vivendo em um estado permanente de medo ou raiva, ou mesmo em um estado constante de alto estresse - como muitos de nós enfrentamos nos dias de hoje - estamos em uma luta pela sobrevivência. E o que controla as mentes quando precisamos sobreviver? O cérebro reptiliano.

 

Não me entenda mal, precisamos dos nossos cérebros reptilianos - é a parte do cérebro que ativa para nos fazer desviar do caminho se um caminhão atravessar de repente a nossa pista em uma estrada movimentada. Ativa sem que tenhamos que pensar nisso; útil quando estamos sendo perseguidos por um urso ou prestes a cair do topo de uma montanha. Ele protege nossas vidas muito mais rápido do que nos levaria a ativar nossas capacidades de raciocínio para girar a roda ou raciocinar com o urso.

 

O cérebro reptiliano na vida cotidiana
No entanto, por mais necessário que seja, não queremos controlar nossas ações no dia a dia. Seus padrões de comportamento não são bonitos. Fica irritado , rápido . É territorial e agressivo; faria qualquer coisa por sexo e se preocupa muito com o que as outras pessoas pensam. É obsessivo e compulsivo e pensa em imagens, símbolos e formas, em vez de palavras. Fica com muito medo e nos impede de fazer o que queremos; de tentar novos hobbies para alcançar nossos sonhos. Pior de tudo, quando está constantemente no controle e lutando por nossa sobrevivência, o neocórtex não é capaz de se ativar.

 

O estresse desencadeia nosso cérebro reptiliano
Os psicólogos aprenderam que, para tratar pacientes com transtorno de estresse pós-traumático, eles devem primeiro estabelecer segurança e uma sensação de segurança. O cérebro reptiliano geralmente ainda está no controle muito depois de eventos traumáticos e, quando está no controle, o cérebro pensante é desligado. É impossível raciocinar e processar emoções quando seu cérebro reptiliano ainda está gritando “CORRER!”.

 

Como domar nosso cérebro reptiliano
O cérebro reptiliano pode ser domado embora. Precisamos disso por aí - é um bom amigo em uma crise, mas não um que queremos ser o responsável o tempo todo. Felizmente, como seres racionais, temos a capacidade de observar nossos comportamentos, pensamentos e emoções com o poderoso neo-córtex; o verdadeiro capitão do nosso navio. Montanhistas de montanha, pilotos de carros de corrida, trabalhadores humanitários em lugares perigosos - todas essas pessoas enfrentam seus medos; os gritos de seu corpo para descer daquela plataforma, pisar nos freios ou ficar em segurança em casa.

 

Qualquer um que opte por sair do sistema escolhe ignorar seus cérebros reptilianos e os meios manipuladores de medo do governo, da mídia e dos profissionais de marketing. É preciso coragem, mas não muito, se usarmos uma ferramenta simples ... Respiração.

 

 

 

Psicanalista na Sua Cidade

Calendário de Eventos

Julho

Julho amarelo - combate às hepatites virais

01/07 - Dia da vacina BCG
01/07 - Dia do Enfermeiro de Saneamento
02/07 - Dia do Hospital
08/07 - Dia Mundial da Alergia
10/07 - Dia da Saúde Ocular
13/07 - Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente
15/07 - Dia Nacional do Homem
20/07 - Dia do Amigo e Internacional da Amizade
25/07 - Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha
25/07 - Aniversário de Criação do Ministério da Saúde
25/07 - Dia do Motorista
26/07 - Dia dos Avós
27/07 - Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho
27/07 - Dia do Pediatra
27/07 - Dia do Motociclista
28/07 - Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Precisamos Saber

O que você imagina que sofre
 

 


Pensamento do Dia

Não se viam as plantas cobertas pela neve. - E o lavrador, dono do campo, comentou jovialmente: \Agora, crescem para dentro\. - Pensei em ti; na tua forçosa inactividade - Diz - me: também cresces para dentro? (Josemaría Escrivá)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dr. Gustavo Moraes é Psicólogo e Psicanalista clínico. Utiliza uma abordagem voltada para o inconsciente humano. Com experiência em atendimento clínico individual de, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional, é professor universitário e palestrante.

 

Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental , Sexólogo, Professor, Neuro Ciência .

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 12 visitantes online