-- -- O cérebro está dividido em três seções.
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

O cérebro está dividido em três seções.

 

O cérebro reptiliano
O cérebro reptiliano desenvolveu-se há mais de 100 milhões de anos e é responsável pela nossa sobrevivência. É constituído pelos gânglios basais e controla as nossas funções involuntárias: o bater dos nossos corações, o funcionamento dos nossos órgãos e a nossa respiração.

É responsável pela nossa sobrevivência; para o nosso vôo, lutar ou congelar respostas, para comportamentos sexuais, raiva em resposta ao perigo e, acima de tudo - medo . As ações e emoções que brotam do cérebro reptiliano o fazem automaticamente, sem que precisemos pensar sobre isso.

 

O cérebrolímbico
O cérebro límbico envolve o cérebro reptiliano e acredita-se que tenha se desenvolvido nos primeiros mamíferos. Seus principais componentes são o hipocampo, a amígdala e o hipotálamo. Ele registra memórias de comportamentos que produziram experiências agradáveis e desagradáveis e é responsável pela maioria de nossas emoções. Também é responsável por nossos mecanismos de comparação e contraste, que levam a julgamentos de valor. Controla muito do nosso comportamento, ainda que inconscientemente.

 

O neo-córtex
A terceira seção do cérebro identificada por MacLean foi a última a se desenvolver - cerca de 40.000 anos atrás. É chamado de neo-córtex e só é encontrado em mamíferos de ordem superior, como macacos, golfinhos e humanos. Esta seção do cérebro contém nossas capacidades de raciocínio, imaginação, criatividade e habilidades para resolver problemas. É onde o eu superior vive. É o supervisor do resto do cérebro e pode observar e temperar as respostas dos cérebros reptilianos e límbicos. É o assento da compaixão. O problema é que o cérebro neo-córtex precisa ser ativado conscientemente.

 

Quando estamos vivendo em um estado permanente de medo ou raiva, ou mesmo em um estado constante de alto estresse - como muitos de nós enfrentamos nos dias de hoje - estamos em uma luta pela sobrevivência. E o que controla as mentes quando precisamos sobreviver? O cérebro reptiliano.

 

Não me entenda mal, precisamos dos nossos cérebros reptilianos - é a parte do cérebro que ativa para nos fazer desviar do caminho se um caminhão atravessar de repente a nossa pista em uma estrada movimentada. Ativa sem que tenhamos que pensar nisso; útil quando estamos sendo perseguidos por um urso ou prestes a cair do topo de uma montanha. Ele protege nossas vidas muito mais rápido do que nos levaria a ativar nossas capacidades de raciocínio para girar a roda ou raciocinar com o urso.

 

O cérebro reptiliano na vida cotidiana
No entanto, por mais necessário que seja, não queremos controlar nossas ações no dia a dia. Seus padrões de comportamento não são bonitos. Fica irritado , rápido . É territorial e agressivo; faria qualquer coisa por sexo e se preocupa muito com o que as outras pessoas pensam. É obsessivo e compulsivo e pensa em imagens, símbolos e formas, em vez de palavras. Fica com muito medo e nos impede de fazer o que queremos; de tentar novos hobbies para alcançar nossos sonhos. Pior de tudo, quando está constantemente no controle e lutando por nossa sobrevivência, o neocórtex não é capaz de se ativar.

 

O estresse desencadeia nosso cérebro reptiliano
Os psicólogos aprenderam que, para tratar pacientes com transtorno de estresse pós-traumático, eles devem primeiro estabelecer segurança e uma sensação de segurança. O cérebro reptiliano geralmente ainda está no controle muito depois de eventos traumáticos e, quando está no controle, o cérebro pensante é desligado. É impossível raciocinar e processar emoções quando seu cérebro reptiliano ainda está gritando “CORRER!”.

 

Como domar nosso cérebro reptiliano
O cérebro reptiliano pode ser domado embora. Precisamos disso por aí - é um bom amigo em uma crise, mas não um que queremos ser o responsável o tempo todo. Felizmente, como seres racionais, temos a capacidade de observar nossos comportamentos, pensamentos e emoções com o poderoso neo-córtex; o verdadeiro capitão do nosso navio. Montanhistas de montanha, pilotos de carros de corrida, trabalhadores humanitários em lugares perigosos - todas essas pessoas enfrentam seus medos; os gritos de seu corpo para descer daquela plataforma, pisar nos freios ou ficar em segurança em casa.

 

Qualquer um que opte por sair do sistema escolhe ignorar seus cérebros reptilianos e os meios manipuladores de medo do governo, da mídia e dos profissionais de marketing. É preciso coragem, mas não muito, se usarmos uma ferramenta simples ... Respiração.

 

 

 

Psicanalista na Sua Cidade

Calendário de Eventos

 

 

Abril
02/04 - Dia Mundial da Conscientização do Autismo
04/04 - Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson
06/04 - Dia Mundial da Atividade Física
06/04 - Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida
07/04 - Dia Mundial da Saúde
07/04 - Dia do Médico Legista
08/04 - Dia Mundial de Luta Contra o Câncer
11/04 - Dia do Infectologista
11/04 - Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson
12/04 - Dia do Obstetra
13/04 - Dia do Beijo
14/04 - Dia do Técnico em Serviço de Saúde
17/04 - Dia Internacional da Hemofilia
24/04 - Dia Mundial de Combate à Meningite
25/04 - Dia Mundial da Luta contra a Malária
26/04 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
30/04 - Dia Nacional da Mulher

 

Precisamos Saber

O que você imagina que sofre
 

 


 

 


Pensamento do Dia

Sê prudente nos teus negócios, porque no mundo abundam pessoas sem escrúpulos. Desiderata

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dr. Gustavo Moraes é Psicólogo e Psicanalista clínico. Utiliza uma abordagem voltada para o inconsciente humano. Com experiência em atendimento clínico individual de, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional, é professor universitário e palestrante.

 

Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental , Sexólogo, Professor, Neuro Ciência .

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 30 visitantes online