Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Veja como Freud relacionava a estrutura da personalidade

Para melhor entender o psiquismo Freud dividiu a personalidade humana em três estruturas: o id (pulsões) o ego (operador do processo secundário) e o superego (descontração) . Freud sugeriu que a personalidade se desenvolvia tendo por base alguns estágios psicosexuais:


 
 1-A fase Oral
 2-A fase Anal
 3-A fase Fálico
 4-A fase Latência
 5-A fase Genital


 
 Para Freud os problemas nas fazes iniciais da personalidade poderiam provocar desvios de personalidade ao longo da vida. Freud defendia que a fase oral tem início no nascimento até aproximadamente os dois anos de idade. Neste estágio o prazer estar em ingerir, movimentar os lábios e colocar algo na boca como bico. É uma fase na qual o sofrimento e a angústia comparem no momento em que a criança não tem o seu desejo satisfeito.

 Na fase anal, segundo Freud, a criança que é retaliada a fazer suas necessidades é visto e tratado, muitas vezes, como um ser humano sem higiene e, nesse caso, a criança pode reter suas forças  e se tornar reprimido .

 Na fase fálica, Freud enfatizou o Complexo de Édipo, o qual de acordo com o mito, Édipo teria matado o pai sem saber que estava interessado em casar com sua própria mãe. Freud enfatizou que, nas relações afetivas, é comum a criança ter desejos em relação ao pai ou à mãe. Tais sentimentos não deixam de causar ciúmes e violentos recalques ao longo do estágio, haja vista que os meninos tendem a se indentificar com o pai para obter o domínio sobre a mãe. Neste sentido, a criança assume as características do pai, tal como assume “o poder” dos heróis da televisão presentes na infância. Este estágio influencia na formação do superego.
 
No estágio de latência Freud salientou as poucas interferências presentes no amadurecimento dos indivíduos. Neste estágio se enquadra a adolescência, na qual tanto a menina, como o menino está por se afirmar nos estágios precedentes e aguardam o início da fase adulta.

 Já no estágio genital, Freud  afirma que atingimos a maturidade pessoal e sexual que, por conseqüência, nos leva a debater com os conflitos precedentes dos estágios. É em tais condições que se percebem a produção de conflitos, ansiedades, depressão e auto-afirmação. No entanto, tais sentimentos podem ser sintomas de conflitos não resolvidos e poucos, infelizmente, estão aptos a perceber o pedido de “socorro” do organismo humano. É possível que nesta fase uma boa terapia ajudaria a aliviar a ansiedade existente.
 A repressão também, segundo Freud, é um fator que pode influenciar o inconsciente humano e, por conseqüência, afligir o homem fisicamente sem que ele perceba .Finalmente, o material inconsciente que encontra-se latente na mente pode ser o elemento crucial dos conflitos que assolam os seres humanos até o final da vida. A teoria freudiana nos trouxe uma nosologia  da terapia pela técnica da fala. Com o desenvolvimento da psicanálise Freud trouxe para o “exterior da alma” tudo aquilo que, inconscientemente, assolava as pessoas que sofriam com a chamada dor da existência, dor da alma, depressão e até mesmo dores da angustia e das neuroses.

 

Calendário de Eventos

Maio
01.05 - Dia Internacional do Trabalhador
08.05 - Dia Internacional da Cruz Vermelha
12.05 - Dia da Enfermagem
15.05 - Dia do Assistente Social
15/5 - Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares
18.05 - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
18.05 - Dia Nacional da Luta Antimanicomial
25.05 - Dia do Massagista
26.05 - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
28.05 - Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher
28.05 - Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
29.05 - Dia Mundial da Saúde Digestiva
31.05 - Dia Mundial sem Tabaco

Precisamos Saber

Eu conheço orgasmo. Já senti.
 
 
Encontre um profissional no seu estado

 


Pensamento do Dia

Tornarmo - nos jovens leva muito tempo. (Pablo Picasso)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  Kristina Randle
Dra.Kristina Randle, Ph.D., LCSW é psicoterapeuta licenciado e Professor Assistente de Serviço Social e Forense, com vasta experiência no campo da saúde mental.
Marie Hartwell-Walker, Ed.D.
Dr. Marie Hartwell-Walker é licenciado em Massachusetts tanto como um psicólogo e casamento e terapeuta de família e tem sido, na prática há mais de 30 anos.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental

 

 
 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 16 visitantes online