-- -- O Cérebro nosso de cada dia
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

O Cérebro  nosso de cada dia

Tanto o sucesso quanto o fracasso podem causar grande pressão no cérebro e no sistema nervoso em geral.

Quem não passou pela experiência de sentir-se esgotado e debilitado após vivenciar a euforia de uma vitória? Por outro lado, quem não foi tomado pelo abatimento e pela amargura quando vivenciou o insucesso em algum setor de sua vida?
A palavra-chave que define bem o que acontece nos dois casos é TENSÃO. Tensão? Perguntariam alguns. Sim, TENSÃO. Essa palavra abarca o problema de não percebermos que a vida nos causa uma constante tensão, crispando-nos exageradamente.

Isso não significa que não possamos ficar entusiasmados com tudo o que fazemos. Podemos e devemos colocar energia em nossas ações, mas isso não quer dizer que precisamos ficar tensos na maioria das vezes. As tensões sobrecarregam o cérebro e os nervos, prejudicando o bom funcionamento do nosso corpo e da nossa inteligência, roubando-nos, dessa forma, a alegria de viver.

Na verdade, os males contemporâneos que afetam a saúde das pessoas são causados pelo excesso de tensão no cérebro e em todo o sistema nervoso e não pelo tipo de atividades que executam atualmente. Nenhuma atividade, por mais difícil que seja, nos obriga a ficarmos tensos e crispados. Esse efeito tão pernicioso para a boa circulação energética do nosso organismo advém da pouca atenção que damos ao relaxamento corporal, justamente por não nos darmos conta da importância crucial de deixar de viver num estado crônico de tensão.

Podemos dizer que a base da vida que circula em nosso organismo é o sistema nervoso central. Ora, se esse verdadeiro rio de vida for muito agredido por tensões crônicas, o que acontecerá à nossa saúde e ao nosso desempenho profissional e pessoal?
Felizmente existe a boa nova de que podemos aprender a viver, a agir e a trabalhar sem essa crispação desnecessária que só nos prejudica, e de que esse aprendizado não é difícil nem custoso.
Se investirmos um pouquinho do nosso tempo neste aprendizado, participaremos de todas as atividades do nosso cotidiano com uma saúde sempre florescente, uma inteligência lúcida e com leveza e alegria em nosso peito. Além disso, aprenderemos a nos relacionar melhor com as eventuais vitórias e derrotas que, de todo modo, fazem parte da vida, e a conviver de modo satisfatório com os outros seres humanos.
Aprender a abrir mão das tensões depende de duas coisas bastante simples: do nosso interesse e da nossa determinação. Veremos que, além de tudo, o processo é extremamente gratificante, pois, a cada prática que executarmos, colheremos de imediato resultados extremamente satisfatórios.
Abrir mão significa largar, relaxar, isto é, soltar conscientemente as tensões musculares. Na verdade, há várias camadas tensas dentro de todos nós e a muscular é a primeira. Se começarmos a soltar essa camada que é a mais tangível, seremos bem sucedidos no passo seguinte que é mantermos o eixo cérebro-espinhal, o eixo da nossa vida, em plena saúde.

Após ter aplicado o calor das mãos nos olhos, da forma explicada anteriormente, friccione novamente suas mãos para produzir mais calor e aplique esse calor no rosto todo, de tal forma que as tensões musculares aí instaladas se dissolvam, proporcionando-lhe uma sensação muito prazerosa. Faça isso com os olhos fechados e repita quantas vezes quiser. Quando terminar, permaneça cerca de 60 segundos com os olhos fechados, usufruindo um delicioso bem-estar.

 

Psicanalista na Sua Cidade

Calendário de Eventos

Julho

Julho amarelo - combate às hepatites virais

01/07 - Dia da vacina BCG
01/07 - Dia do Enfermeiro de Saneamento
02/07 - Dia do Hospital
08/07 - Dia Mundial da Alergia
10/07 - Dia da Saúde Ocular
13/07 - Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente
15/07 - Dia Nacional do Homem
20/07 - Dia do Amigo e Internacional da Amizade
25/07 - Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha
25/07 - Aniversário de Criação do Ministério da Saúde
25/07 - Dia do Motorista
26/07 - Dia dos Avós
27/07 - Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho
27/07 - Dia do Pediatra
27/07 - Dia do Motociclista
28/07 - Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Precisamos Saber

O que você imagina que sofre
 

 


Pensamento do Dia

Paremos de indagar o que o futuro nos reserva e recebamos como um presente o que quer que nos traga o dia de hoje. (Heráclito)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dr. Gustavo Moraes é Psicólogo e Psicanalista clínico. Utiliza uma abordagem voltada para o inconsciente humano. Com experiência em atendimento clínico individual de, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional, é professor universitário e palestrante.

 

Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental , Sexólogo, Professor, Neuro Ciência .

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 37 visitantes online