-- -- Efeitos Colaterais Mais Comuns dos Antidepressivos Tricíclicos no Tratamento da Fobia Social
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Efeitos Colaterais Mais Comuns dos Antidepressivos

Efeitos Colaterais Mais Comuns dos Antidepressivos Tricíclicos no Tratamento da Fobia Social. Vencer a Timidez e a Ansiedade Social. Vamos examinar diversos aspectos relacionados com os efeitos colaterais dos medicamentos usados no tratamento da Fobia Social e Timidez excessiva.

 

Contudo, o assunto não será totalmente esgotado e, em artigos futuros, poderemos voltar a ele. Lançaremos mão de conceitos ou informações que aparecem em outros artigos. Se alguma coisa, no presente artigo, não ficar clara para você, é provável que isso se resolva lendo ou relendo artigos anteriores da própria série e outros também localizados neste site, tais como: Timidez e Transtorno da Ansiedade Social: Abordagem Neurofisiológica, Transtorno da Ansiedade / Fobia Social: Tratamento, Timidez e Fobia Social: Ação dos Medicamentos


Os antidepressivos tricíclicos são, na Fobia Social/Ansiedade Social, assim como nas depressões, medicamentos de terceira linha, principalmente pela freqüência, intensidade e inconveniência dos efeitos colaterais que causam. Antes de citar esses efeitos, vou expor outras questões, além das já relatadas facilitam a compreensão do tema.

-- O que são antidepressivos tricíclicos?
-- Como os antidepressivos tricíclicos agem?
-- Por que os antidepressivos tricíclicos produzem efeitos parecidos?

O que são antidepressivos tricíclicos -

Eles são um conjunto de substâncias que têm uma estrutura química básica comum composta por três anéis de carbono e hidrogênio (veja as imagens abaixo). Os anéis são interligados e, do anel do meio, sai uma cadeia lateral de átomos de carbono, nitrogênio e hidrogênio. As diferenças entre os diversos tricíclicos decorre de pequenas mudanças nessa cadeia lateral e da presença ou não do nitrogênio no anel do meio.

A concepção de três ciclos ou três anéis advém da imagem planar da molécula. Imagem planar é a representação da molécula em um único plano, como nas imagens acima, e que é usada no ensino de química nos colégios e universidades. Ao se examinar as imagens pode-se observar que as diferenças entre elas são pequenas.

Como agem os antidepressivos tricíclicos - Eles agem em várias substâncias biológicas e, por isso, podem alterar a função de muitos órgãos. Por exemplo, provavelmente inibem a recaptação de serotonina e da noradrenalina nos neurônios e bloqueiam parcialmente a ação de outro neurotransmissor, a acetilcolina.

Porque produzem efeitos colaterais parecidos - Os efeitos colaterais se parecem porque as moléculas apresentam muitas semelhanças nas estruturas e, provavelmente, porque a parte que menos sofre mudanças, o conjunto de três anéis e a seqüência lateral de três átomos de carbono, tem papel preponderante na sua ação sobre outras substâncias biológicas.

Efeitos Colaterais Comuns e Indesejáveis dos Tricíclicos

Os efeitos colaterais mais comuns decorrem do bloqueio parcial da acetilcolina. São eles: boca seca, constipação intestinal, hesitação urinária, retardamento do orgasmo. Estes efeitos ocorrem na maioria das pessoas.

Outros, de mediana freqüência, são: dilatação da pupila, interferência na libido, náusea, aumento ou diminuição do apetite, convulsões (principalmente quando se associa álcool ou quando a pessoa porta epilepsia, mesmo estando em uso de anticonvulsivante), tremor (principalmente nas mãos), dor de cabeça, arritmia cardíaca. Outros efeitos colaterais são menos comuns, mas a lista deles é grande.

A intensidade dos efeitos colaterais varia de pessoa para pessoa e tende a se reduzir no espaço compreendido entre 3 e 15 dias. Na maioria das pessoas ela cai a nível suportável e não chega a perturbar as atividades diárias. Entretanto, em algumas pessoas a intensidade permanece alta e, em tais casos, o melhor é retirar o medicamento.

Parece que o uso prolongado desses medicamentos pode trazer algumas alterações irreversíveis e que se instalam de forma imperceptível. Exemplo: hipotiroidismo. Daí a conveniência de controle periódico com o médico e avaliação geral do organismo.

 

 

Calendário de Eventos

Setembro
01.09 - Dia do Profissional de Educação Física.
03.09 - Dia do Biólogo
05.09 - Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística
05.09 - Dia do Oficial de Farmácia
08.09 - Dia Nacional de Luta por Medicamento
08.09 - Dia Mundial da Raiva
09.09 - Dia do Veterinário
10.09 - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
21.09 - Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência.
27.09 - Dia Nacional da Doação de Órgãos
29.09 - Dia Mundial do Coração

Precisamos Saber

O que é mais importante na sua relação
 
 


Pensamento do Dia

Se alguém não encontra a felicidade em si mesmo, é inútil que a procure noutro lugar. (La Rochefoucald)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dra. Nájila Tamires da Silva é Psicóloga em atendimento clínico. Utiliza uma abordagem voltada a psicologia comportamental. Com experiência em atendimento clínico individual e em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e Sexólogo

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 83 visitantes online