-- -- Anorexia Sintomas Danos e Tratamento
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Anorexia Sintomas Danos e Tratamento

Transtorno alimentar que se caracteriza pela insuficiência alimentar. A pessoa cria métodos para evitar a ingestão de alimentos, devido ao medo exagerado que tem de engordar, ocasionando diversos problemas de saúde e podendo levar à morte. É uma doença complexa que envolve componentes psicológicos e fisiológicos, atinge, na maioria dos casos, mulheres, principalmente as jovens e adolescentes.

 

Sintomas

A pessoa que sofre de anorexia nervosa é chamada de anoréxica e sofre de um medo irracional de ganhar peso, de ser gordo e costuma ver o próprio corpo com uma gorduraque não tem, pensa que tem peso acima do normal, quando já está abaixo do peso ideal.

Comumente, a pessoa anoréxica nega que sofra dessa doença quando é questionada a respeito, algumas costumam exagerar nas atividades físicas, além de não suportarem ingerir alimentos. O corpo apresenta sinais de emagrecimento exagerado, com peso corporal até  85% menos do que o normal.

A bulimia pode vir a se tornar mais um transtorno que a pessoa anoréxica desenvolva com o passar do tempo.


A anorexia causa sérios danos como:

*Ao sistema reprodutor feminino (observa-se a ausência de menstruação por meses);
*Intestinais (alguns anoréxicos usam laxantes com frequência);
*Anemia (ocasionada pela baixa ingestão de ferro);
*Danos aos rins (a pessoa usa diuréticos frequentemente);
*Osteoporose (baixa ingestão de cálcio ou dificuldade dos intestinos em absorvê-lo);
*A anorexia tem uma taxa de mortalidade de até 20%, representando a maior entre os transtornos psicológicos. Geralmente a morte é causada por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio, que fazem com que o coração tenha seus batimentos normais.

Causas

Existem muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento de transtornos alimentares, sendo que, atualmente, a influência da mídia, em geral, seja considerada o principal deles, influenciando negativamente a autoestima de pessoas mais sensíveis e as crianças e adolescentes que estão com a personalidade em formação. O culto à magreza é constantemente evidenciado em filmes, comerciais e revistas, principalmente as revistas de moda, onde se veem modelos cada vez mais jovens e magérrimas, levando à falsa crença de que a magreza é um requisito para o sucesso e a beleza. As maiores vítimas de anorexia são as mulheres, inclusive as muito jovens, entre 11 e 14 anos de idade.

Pessoas com histórico de rejeição familiar, abusos sexuais ou outras situações traumáticas e aquelas cujas profissões exijam um corpo magro, como ginastas, nadadoras, modelos ou bailarinas, podem desenvolver algum transtorno alimentar na busca por um corpo ideal. As pessoas perfeccionistas também podem vir a sofrer desses transtornos.

Tratamentos

O tratamento de anorexia nervosa é bastante complexo, devido às raízes psicológicas que desencadeiam o problema. Em casos leves e moderados, a pessoa anoréxica passa por terapia individual, terapia de grupo e até terapia familiar e, em casos graves, a hospitalização pode ser necessária. Sendo a negação do problema bastante comum nos casos de transtornos alimentares, a família e os médicos envolvidos devem ser pacientes e apoiarem a pessoa em sua recuperação e nas possíveis recaídas, que são muito comuns.

 

 

Psicanalista na Sua Cidade

Calendário de Eventos

Fevereiro

01/02 - Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência
04/02 - Dia Mundial do Câncer (OMS) 
05/02 - Dia Nacional da Mamografia 
05/02 - Dia da Papiloscopia 
07/02 - Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas
15/02 - Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil
20/02 - Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo
28/02 - Dia Mundial das Doenças Raras

 

Precisamos Saber

O que é mais importante na sua relação
 

 


 

 


Pensamento do Dia

Descansar do dever faz parte do dever. (Autor desconhecido)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental , Sexólogo, Professor, Neuro Ciência .

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 18 visitantes online