-- -- Neuropsicanalista
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

 

O que é neuropsicanálise?...

...Estudos clinicamente relevantes do cérebro ocupado

 

Neuropsicanálise busca entender a mente humana, especialmente no que se refere a primeira pessoa a experiência. Ele reconhece o papel essencial da neurociência em missões desse tipo. No entanto, ao contrário de a maioria dos ramos da neurociência, posiciona a mente e o cérebro em pé de igualdade.   Reconhece que o cérebro dos mamíferos não é apenas um dispositivo de processamento de informação para o comportamento, mas também a fonte da dinâmica que é chamado mente. É impossível explicar comportamentos complexos, sem referência a redes neurais que medeiam subjetivas eventos mentais, isto é, os efeitos causais de pensamentos e sentimentos.   Neuropsicanálise prevalecente da neurociência e psiquiatria biológica. Neuromental conceitos explicativos não vai desaparecer como o cérebro torna-se mais perfeitamente entendido. Estados afetivos e intencionalmente subjetiva são intrínsecos ao cérebro. Eles são parte da natureza, exercendo efeitos causais. Mente surge de funções cerebrais complexas de rede que necessitam de ser estudado simultaneamente em seres humanos e outros animais.   Neuropsicanálise surgiu durante a década de 1990 como uma resposta à necessidade de conciliar as perspectivas psicanalítica e neurocientífica sobre a mente, com o objetivo de proporcionar um melhor entendimento dos fundamentos básicos emocionais de transtornos psiquiátricos, na esperança de promover uma melhor nosologia e terapêutica.

Inúmeras pesquisas e discussões na área foram divulgados através da casa-jornal da Sociedade Internacional  Neuropsicanálise.

Desde o início deste século, a Sociedade organizou uma dezena de congressos mundial anual, cada um focando em temas heurísticas diferentes, com proeminentes neurocientistas e psicanalistas abertamente que contratam as interfaces entre a dinâmica neural e a mente subjetiva.   Neuropsicanálise é especialmente interessado em estudos das  funções do cérebro que governam a vida instintiva, em particular aqueles que são fundamentais para a compreensão da agência, subjetividade e intencionalidade. Como Freud escreveu: Nenhum conhecimento seria mais valioso como base para a ciência psicológica verdadeiro do que uma compreensão aproximada das características comuns e possíveis características distintivas dos instintos. Mas em nenhuma região da psicologia estávamos tateando mais no escuro. (Além do Princípio do Prazer, 1920, p. 61)   No entanto, os pesquisadores não estão mais no escuro, porque diversas redes emocionais instintivas, que medeiam recompensas e punições, já foram identificados de forma confiável através de mamíferos .   Neuropsicanálise, reconhecendo as profundas raízes evolutivas de mentes humanas e distúrbios emocionais, busca uma compreensão mais coerente das redes de processo primário afetivas de cérebros de mamíferos do que existe atualmente na ciência psicológica. Uma aspiração chave é desenvolver novas terapias neuropsicológico e neuroquimicamente base para transtornos psiquiátricos, fundamentadas em entendimentos entre espécies de experiências emocionais.   O cérebro humano tem uma capacidade inerente de gerar reflexivos auto-relatos de estados subjetivos, e esses relatórios fornecem evidência única e de valor inestimável da organização da mente (não obstante a capacidade quase ilimitada de seres humanos para o auto-engano e confabulação). Nunca será possível entender os processos reflexivos terciárias de cérebros humanos sem estudar experienciais relatos verbais, especialmente no contexto dos desafios farmacológicos específicos e distúrbios neuropsicológicos.

Assim, neuropsicanálise oferece novos paradigmas para a análise empírica simultânea de redes cerebrais, funções mentais e experiências subjetivas em vários transtornos psiquiátricos e neuropsicológica.

Ele também tem grande interesse na relação entre o repouso espontânea e / ou estados cerebrais ruminativos e controles de execução.  

OBS:

A neuropsicanálise constitui uma via interdisciplinar que possibilita entender a estrutura e a funcionalidade do cérebro humano. Psicanálise e Neurociência constituem uma das mais novas pontes entre as ciências humanas e as ciências naturais, tendo como elo o desenvolvimento filogenético e o ontogenético, na perspectiva da psicologia evolucionária.

A dinâmica da teoria psicológica da consciência alicerça a eficácia da técnica psicanalítica, demonstrada empiricamente pela pesquisa em neurociência.

O doutorado em neuropsicanálise também propõe uma discussão madura e consistente entre o evolucionismo e o criacionismo, analisando suas divergências e convergências e levando a um posicionamento crítico e honesto para excluir ou incluir Deus na ambiência psicológica.

American College of Neuropsychoanalysis - ACNPA

Disponivel no Brasi  Resolução de acordo com a Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007, do Conselho Nacional de Educação (CNE.)    

Público-Alvo

Psicanalistas, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, neurologistas, psicoterapeutas.

 

Calendário de Eventos

Maio

01.05 - Dia Internacional do Trabalhador
08.05 - Dia Internacional da Cruz Vermelha
12.05 - Dia da Enfermagem
15.05 - Dia do Assistente Social
15/5 - Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares
18.05 - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
18.05 - Dia Nacional da Luta Antimanicomial
19.05 - Dia Internacional de Doação do Leite Humano
25.05 - Dia do Massagista
26.05 - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
28.05 - Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher
28.05 - Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
29.05 - Dia Mundial da Saúde Digestiva
31.05 - Dia Mundial sem Tabaco

Precisamos Saber

O que é mais importante na sua relação
 
 

 Conheça nosso clinica


Pensamento do Dia

Existem três tipos de mentiras: mentiras, mentiras sujas, e estatísticas. (Benjamin Disraeli)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dra. Nájila Tamires da Silva é Psicóloga em atendimento clínico. Utiliza uma abordagem voltada a psicologia comportamental. Com experiência em atendimento clínico individual e em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e Sexólogo

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 110 visitantes online