-- -- Fumo ''Apodrece'' Cérebro, diz Estudo Britânico
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Fumo ''Apodrece'' Cérebro, diz Estudo Britânico

O cigarro 'apodrece' o cérebro ao danificar a memória, o aprendizado e o raciocínio lógico, segundo um estudo feito por pesquisadores da universidade King's College London.

 

 A pesquisa feita com 8,8 mil pessoas com mais de 50 anos mostrou que alta pressão sanguínea e estar acima do peso também afetam o cérebro, mas não na mesma medida.   Cientistas envolvidos na pesquisa afirmam que as pessoas precisam perceber que o seu estilo de vida afeta tanto a mente quanto o corpo.   A pesquisa foi publicada na revista científica Age and Being.   Os pesquisadores investigaram o elo entre o cérebro e as probabilidades de ataque cardíaco e derrame.  

Os voluntários da pesquisa - todos com mais de 50 anos - participaram de testes de memorização de novas palavras. Eles também eram instigados a dizer o maior número de nomes de animais em um minuto.   Os mesmos testes foram realizados após quatro anos e depois oito anos.   Os resultados mostraram que o risco de ataque cardíaco e derrame "estão associados de forma significativa com o declínio cognitivo". As pessoas com maior risco foram as que mostraram maior declínio.  

Também foi identificada uma "associação consistente" entre fumo e baixos resultados no teste.   "O declínio cognitivo fica mais comum com o envelhecimento e para um número cada vez maior de pessoas interfere com o seu funcionamento diário e bem-estar", diz Alex Dregan, pesquisador que trabalhou no estudo.   "Nós identificamos uma série de fatores de risco que poderiam ser associados ao declínio cognitivo, e todos eles podem ser modificados. Nós precisamos conscientizar as pessoas para a necessidade de mudanças de estilo de vida por causa do risco de declínio cognitivo."   Para Simon Ridley, pesquisador da entidade Alzheimer's Research UK, o declínio cognitivo ao longo dos anos pode levar a doenças como demência.   Outra entidade britânica de estudo do Alzheimer - a Alzheimer's Society - emitiu uma nota na qual elogia o estudo da King's College London.   "Todos sabemos que cigarro, alta pressão sanguínea, altos níveis de colesterol e alto índice de massa corpórea fazem mal ao coração. Essa pesquisa acrescenta vários indícios de que isso pode fazer mal à cabeça também."

 

Psicanalista na Sua Cidade

Calendário de Eventos

Setembro

Setembro verde - Doação de órgãos
Setembro dourado - Câncer infanto-juvenil
Setembro amarelo - Prevenção ao suicídio
3º sábado do mês - Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
1º de setembro - Dia do Profissional de Educação Física

05/09 - Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística
08/09 - Dia Mundial da Fisioterapia
08/09 - Dia Nacional de Luta por Medicamento
10/09 - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
19/09 - Dia do Ortopedista
19/09 - Aniversário do SUS (lei 8080)
21/09 - Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência
21/09 - Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer
22/09 - Dia Mundial sem Carro
23/09 - Dia de Combate ao Estresse
25/09 - Dia Internacional do Farmacêutico
26/09 - Dia Nacional do Surdo
27/09 - Dia Nacional de Doação de Órgãos
27/09 - Dia Nacional do Idoso
29/09 - Dia Mundial do Coração
30/09 - Dia Internacional do Surdo

Precisamos Saber

O que você imagina que sofre
 

 


Pensamento do Dia

As pessoas são solitárias porque constroem paredes em vez de pontes. (Joseph F. Newton)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dr. Gustavo Moraes é Psicólogo e Psicanalista clínico. Utiliza uma abordagem voltada para o inconsciente humano. Com experiência em atendimento clínico individual de, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional, é professor universitário e palestrante.

 

Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental , Sexólogo, Professor, Neuro Ciência .

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 31 visitantes online