-- -- Pergunta de Karine - SC
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Pergunta de Karine - SC

Boa noite Dr.

Meu nome é Karine Marcelino, moro em Braço do Norte - SC, e estou desesperada! Meu pai é alcolatra e depressivo, ele é minha mãe eram  casados há mais de 20 anos, mas ela pediu divórcio,como ja fez varias vezes mas meu pai não aceita, ele tem outras mulheres mas não aceita separar dela, ele tem uma obsessão por ela, por não aceitar a separação,está ameaçando mata-la, ja agrediu a mim e minha irmã, e agora está preso....ele nunca foi uma pessoa má, sei que ele está doente e precisa de ajuda, mas não sei como ajuda lo ateh pq ele não aceita se interna, e estou com muito medo do que ele possa fazer a ele mesmo ou a minha familia....o que fazer? me ajudem por favor.....

 

Dr. Responde

Olá Karine

Veja, dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência. O comportamento de repetição de beber obedece a dois mecanismos básicos não patológicos: o reforço positivo e o reforço negativo. O reforço positivo refere-se ao comportamento de busca do prazer: quando algo é agradável a pessoa busca os mesmos estímulos para obter a mesma satisfação. O reforço negativo refere-se ao comportamento de evitação de dor ou desprazer. Quando algo é desagradável a pessoa procura os mesmos meios para evitar a dor ou desprazer, causados numa dada circunstância. A fixação de uma pessoa no comportamento de busca do álcool, obedece a esses dois mecanismos acima apresentados. Eu coloquei esse tópico para que você entenda como começa um alcóolatra. O dano físico do álcool sobre o cérebro são terríveis. A parte do cérebro mais afetada costumam ser o córtex pré-frontal, a região responsável pelas funções intelectuais superiores como o raciocínio, capacidade de abstração de conceitos , lógica além é claro do sistema nervoso central. Então pelo que você relata seu pai já está nesta fase.

Porque ele está preso ? Você deve procurar o Fórum de sua cidade e informar ao Juiz dessa sua preocupação com a sua família. Embora saibamos que são seres humanos e precisam de tratamento,muitas vezes eles não aceitam pelos "reforços positivos ou negativos" e por considerarem que eles param de beber quando quiserem. Existem alguma soluções para encaminhamento, como AAA ( Associação dos Alcoólatras  Anônimos), tente. O drogado rejeita reconhecer que é doente.

Quanto a "posse" de sua mãe é assim mesmo, eles não se permitem a perda é o unico porto seguro, mas infelizmente você terá que tomar alguma providencia, para evitar alguma surpresa dele.

Estou  a sua disposição

Fique em paz

 

Psicanalista na Sua Cidade

Calendário de Eventos

 

MARÇO

 

08/03 - Dia Internacional da Mulher
09/03 - Dia da Nefrologia
14/03 - Dia Mundial do Rim (celebrado na segunda quinta-feira do mês de março)
20/03 - Dia Mundial da Saúde Bucal
21/03 - Dia Nacional da Síndrome de Down
21/03 - Dia Mundial da Infância
21/03 - Dia Internacional contra a Discriminação Racial
22/03 - Dia Mundial da Água (OMS)
24/03 - Dia Mundial de Combate à Tuberculose
26/03 - Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia
31/03 - Dia da Saúde e da Nutrição

 

Precisamos Saber

O que você imagina que sofre
 

 


 

 


Pensamento do Dia

O amor não deve ser apenas uma chama: deve ser também uma luz. (Henry David Thoreau)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental , Sexólogo, Professor, Neuro Ciência .

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 268 visitantes online