-- -- Pensamentos suicidas
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Pensamentos suicidas

 

Entenda o que gera o comportamento suicida e como esse gesto externo pode ser evitado.O desespero beira o insuportável. A cada dia, o sofrimento – físico ou emocional – fica mais intenso e viver torna-se um fardo pesado e angustiante. Sua dor parece incomunicável; por mais que você tente expressar a tristeza que sente, ninguém parece escutá-lo ou compreendê-lo. A vida perde o sentido. Você sonha com a possibilidade de fechar os olhos e acordar num mundo totalmente diferente.

 

Quem nunca pensou em morrer para escapar de uma sensação de dor ou de impotência extremas. É um pensamento humano. Se não desejamos nos matar, ao menos cogitamos morrer. Por trás do comportamento suicida há uma combinação de fatores biológicos, emocionais, socioculturais, filosóficos e até religiosos que, embaralhados, culminam numa manifestação exacerbada contra si mesmo.
Podem existir causas imediatas como perda do emprego, fracasso amoroso, morte de um ente querido ou falência financeira – que agem como o último empurrão para o suicídio. O suicida sempre esta fora de sí, quando comete ato. Pesquisa da OMS indica que o suicídio geralmente aparece associado a doenças mentais – sendo que a mais comum, atualmente, é a depressão, "depressão é a falência intima". não confundir com tristeza, responsável por 30% dos casos relatados em todo o mundo. O alcoolismo responde por 18% dos casos de suicídio, a esquizofrenia por 14% e os transtornos de personalidade – como a personalidade limítrofe e a personalidade anti-social – por 13%.

Eu quero morrer, mas não quero

As tentativas de se matar são vistas como um grito por ajuda, sintoma de uma falha tanto no sistema familiar quanto no grupo social. O indivíduo não consegue pedir socorro de outro modo, então opta por um ato extremo. Vou me matar. Muitos desistem quando seus desejos são atendidos. Todos dão conselhos, mas ninguém ouve o que ele tem a dizer. Esse indivíduo, portanto, fica com a impressão de que não existe para o mundo.


Linguagem

Muitas vezes, em algum momento da vida, dizemos que gostaríamos de morrer de nos matar, essas palavras ficam registradas em nosso inconsciente de modo que em qualquer momento podem vir a consciência. Precisamos ter cuidado com que dizemos à nós mesmos.
Centro de Valorização da Vida (CVV), uma entidade não-governamental de atendimento humanitário criada há 40 anos e presente em todo o Brasil, atende, em média, 1 milhão de ligações por ano. Isso revela a necessidade que as pessoas têm de falar sobre seus conflitos. Quando o assunto é suicídio, abrir-se pode ser terapêutico.
Há outra pesquisa que diz que uma forte evidência de que a serotonina inibe o comportamento violento, agressivo e impulsivo.
Mudo seus pensamentos para mudar seu comportamente e atitudes
Pessoas desmotivadas sempre buscam esses pensamentos autodestrutivos

Dr. Fernando Weikamp
Psicanalista e Neuropsicanalista

 

 

 

 

Calendário de Eventos

Abril
04.04 - Dia Nacional do Parkinsoniano
06.04 - Dia Mundial da Atividade Física
07.04 - Dia Mundial da Saúde
08.04 - Dia Nacional do Sistema Braille
14.04 - Dia do Técnico em Serviço de Saúde
16.04 - Dia Nacional da Voz
17.04 - Dia Internacional da Hemofilia
26.04 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
30.04 - Dia Nacional da Mulher

Precisamos Saber

O que é mais importante na sua relação
 
 

 Conheça nosso clinica


Pensamento do Dia

Para fazer uma obra de arte não basta ter talento; não basta ter força; é preciso também viver um grande amor. (Wolfgang Amadeus Mozart)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dra. Nájila Tamires da Silva é Psicóloga em atendimento clínico. Utiliza uma abordagem voltada a psicologia comportamental. Com experiência em atendimento clínico individual e em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e Sexólogo

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 295 visitantes online