-- -- Cérebro humano, como é dificil te conhecer
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Cérebro humano, como é dificil te conhecer

 

Cérebro em mutação

O cérebro humano é a estrutura biológica mais complexa na Terra.
Ele tem cerca de 100 bilhões de neurônios, segundo os últimos cálculos. Cada neurônio tem milhares de conexões com outros neurônios, mas podem também se comunicar uns com os outros à distância.

 

Além disso, o cérebro muda ao longo do tempo por uma série de razões - por exemplo, através do mecanismo da plasticidade cerebral.

E tem mais: as conexões do nosso cérebro estão sendo continuamente alteradas à medida que aprendemos, nos socializamos, passamos por estresse ou nos deparamos com variações nas condições ambientais.

É isso mesmo: Nossos cérebros são anatômica e fisiologicamente alterados por experiências intelectuais e físicas comuns no dia-a-dia, ou por práticas explícitas, como a meditação.

Interações sociais podem alterar genes no cérebro
Lesões cerebrais também podem provocar vários tipos de alterações na anatomia e na fisiologia do cérebro, para compensar a função perdida ou maximizar as funções que permanecem.

Assim, cada um de nós - continuamente submetidos a experiências novas e diferentes - temos um cérebro único.

De fato, mesmo os cérebros de gêmeos idênticos diferem um do outro.

Sendo tão complexo e dinâmico, nosso cérebro ainda é, em larga medida, uma caixa preta bem fechada, cujos segredos esperam por ser desvendados.

Na verdade, a nossa compreensão do cérebro é absolutamente rudimentar em comparação com o nosso entendimento de outros órgãos.
Em busca de uma teoria do cérebro

Apesar dos grandes avanços tecnológicos na pesquisa do cérebro durante as últimas décadas, os cientistas ainda não conseguiram nem mesmo descrever todos os tipos de células que compõem o cérebro e determinar as suas funções.

Para complicar ainda mais as coisas, o cérebro é mais do que a soma das suas partes.

Ou seja, os vários componentes do cérebro não funcionam isoladamente um do outro, eles se comunicam uns com os outros e trabalham juntos para processar a informação e produzir memórias, pensamentos e comportamentos.
Mas os cientistas ainda não entendem como a informação é processada em qualquer organismo, seja no complexo cérebro humano, seja em um verme humilde, cujo sistema nervoso é composto por apenas algumas centenas de neurônios.

Nós simplesmente não sabemos o que acontece no cérebro quando o organismo pensa, interage com o mundo, recebe uma informação sensorial ou dorme.

Em outras palavras, os cientistas não têm uma teoria sobre como um cérebro saudável funciona, que pudesse explicar como memórias, pensamentos e comportamentos surgem a partir de atividades dinâmicas no cérebro - qualquer cérebro.

Este vácuo teórico tem persistido, ainda que as atividades moleculares, celulares e neuronais no cérebro venham sendo estudadas continuamente, assim como o comportamento em muitas espécies, incluindo os seres humanos.

No entanto, as relações entre estes dois tipos de fenômenos - fisiologia e comportamento - e a sequência de eventos que traduz um em outro, permanecem um mistério.

Ao fornecer um método para prever como microeventos cerebrais produzem comportamentos, e vice-versa, uma teoria da função cerebral estaria para a neurociência assim como a teoria da evolução está para a biologia, a teoria da tectônica de placas está para a geologia ou a teoria da relatividade está para a cosmologia.
Maior realização científica da história

Mas, incapazes de explicar como um cérebro normal funciona, os cientistas ainda não conseguem explicar como as lesões traumáticas e doenças do cérebro, tais como Alzheimer, esquizofrenia, autismo e epilepsia, prejudicam seu funcionamento.

Nem podem determinar como as lesões cerebrais e as doenças devem ser tratadas. Em comparação, imagine um mecânico tentando consertar o motor de um carro sem uma lista de peças e sem compreender como ele funciona!

"Quando os cientistas finalmente descobrirem como o cérebro funciona, não importa quanto tempo isso demore, essa conquista será, provavelmente, considerada o maior realização científica de toda a história humana", disse John Wingfield, da Fundação Nacional de Ciências (NSF) dos EUA.

A NSF está por trás de um esforço anunciado recentemente pelo governo norte-americano, para tentar compreender o cérebro.

A ideia não é nova e, na verdade, é uma tentativa de alcançar outros grupos internacionais, que já estão mais avançados, como o Projeto Cérebro Humano, que tentar recriar um cérebro virtual em um supercomputador.

Tudo o que nos resta a fazer é torcer para que estas pesquisas levem a resultados mais conclusivos que nos levem, finalmente, a pensar melhor sobre o nosso próprio cérebro.

 

Calendário de Eventos

Outubro

01/10 - Dia Nacional de Doação do Leite Humano
01/10 - Dia Nacional do Idoso
03/10 - Dia Mundial do Dentista
04/10 - Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde
10/10 - Dia Mundial da Saúde Mental
11/10 - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
11/10 - Dia do Deficiente Físico
12/10 - Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância
13/10 - Dia do Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta
16/10 - Dia Mundial da Alimentação
17/10 - Dia Nacional da Vacinação
18/10 - Dia do Médico
20/10 - Dia Mundial e Nacional da Osteoporose
25/10 - Dia Nacional da Saúde Bucal
25/10 - Dia do Cirurgião Dentista
27/10 - Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
27/10 - Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes
29/10 - Dia Nacional e Mundial da Psoríase
30/10 - Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

Precisamos Saber

O que é mais importante na sua relação
 

 


 

 

 

 


Pensamento do Dia

Só há uma maneira de acabar com o mal: é responder - lhe com o bem. (Tolstoi)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dra. Nájila Tamires da Silva é Psicóloga em atendimento clínico. Utiliza uma abordagem voltada a psicologia comportamental. Com experiência em atendimento clínico individual e em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental , Sexólogo, Professor, Neuro Ciência .

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 117 visitantes online