-- -- Motivos que levam adultos a agredirem crianças
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Motivos que levam adultos a agredirem crianças

Os motivos que levam um adulto a agredir uma criança a ponto de matá-la são, conforme explicaram psicólogos e psicanalista ouvidos pela Folha, mais uma interação de fatores do que apenas uma razão específica.

 

Um dos principais motivos apontados pelos especialistas para a agressividade é a violência transferida, onde a criança, por sua fragilidade, torna-se um alvo fácil.

"Um pai, uma mãe ou uma babá pode ter vontade de bater no chefe. Como não pode, descarrega suas frustrações em uma pessoa mais indefesa", explica a coordenadora do Núcleo de Casal e Família da PUC-SP, Magdalena Ramos.

Segundo Magdalena, as pessoas estão, hoje em dia, vivendo em um mundo desumano cheio de violência, angústia, incerteza e restrições, vivendo sobre pressão por todos os lados-- e muitas vezes não têm como se tratar.

O Psicanalista Fernando Weikamp acrescenta que embora o indivíduo venha passando por transformações sociais,falta de dinheiro,família desestruturada emocionalmente etc... tem a cultura familiar. Este individuo poderá ter passado por casos semelhantes e seus filhos poderão seguir o caminhos dos pais.

Professora do curso de psicologia da Universidade Metodista de São Paulo, Fraulin Vidigal de Paula afirma que quem é vítima desse tipo de agressão tem chances de também se tornar um agressor.

"Observamos que algumas crianças que sofreram violência doméstica também extravasam sua agressividade em um animal, por exemplo, e tem predisposição a serem agressivos na vida adulta", afirmou.

Para Silvio Yasui, professor de psicologia da Unesp em Assis, o que mais choca nesses casos é que se tratam de vidas frágeis, que exigem cuidado, zelo e atenção.

"Esses atentados mostram que a natureza humana não é formada apenas por bons sentimentos e que existe um lado obscuro e sombrio."

Yasui afirma que os casos noticiados nos últimos dias não se tratam de atos isolados. Segundo ele, existe um grande número de casos de violência doméstica que são atribuídos como acidentes.

Maus-tratos vejam alguns casos registrados

Duas recém-nascidas foram encontradas abandonadas em Belo Horizonte. Uma delas estava dentro de um saco plástico, boiando na lagoa da Pampulha. A outra foi deixada na porta de uma casa.

Uma mulher foi presa em Canoas (RS) suspeita de ter jogado a filha em um canal, horas após seu nascimento. O bebê morreu. Um homem também foi preso  suspeito de ter ferido gravemente a filha de 11 meses ao chutar o andador em que ela estava, em São Paulo.

Também em Belo Horizonte, uma menina de 1 ano e 6 meses morreu na madrugada  em um pronto-socorro. Em seu corpo foram encontrados sinais de espancamento. A irmã dela, de 5 anos, também foi localizada ferida, na casa da família.

Em depoimento à polícia, a mãe das meninas apontou seu namorado, identificado apenas pelo apelido de Carioca, como o agressor. Ele está foragido.

A polícia de São Vicente (litoral de São Paulo) prendeu em flagrante a babá Luciana dos Santos Pereira, 21, suspeita de agredir as duas crianças de quem cuidava.

Em Bauru (343 km a noroeste de São Paulo), um homem de 30 anos é acusado de agredir um garoto de 5 anos, filho de sua namorada. De acordo com policiais, ele bateu no garoto após brigar com a mulher. O garoto apresentava marcas nas costas, braços, rosto e pescoço.

 

 

Calendário de Eventos

Outubro

01/10 - Dia Nacional de Doação do Leite Humano
01/10 - Dia Nacional do Idoso
03/10 - Dia Mundial do Dentista
04/10 - Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde
10/10 - Dia Mundial da Saúde Mental
11/10 - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
11/10 - Dia do Deficiente Físico
12/10 - Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância
13/10 - Dia do Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta
16/10 - Dia Mundial da Alimentação
17/10 - Dia Nacional da Vacinação
18/10 - Dia do Médico
20/10 - Dia Mundial e Nacional da Osteoporose
25/10 - Dia Nacional da Saúde Bucal
25/10 - Dia do Cirurgião Dentista
27/10 - Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
27/10 - Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes
29/10 - Dia Nacional e Mundial da Psoríase
30/10 - Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

Precisamos Saber

O que é mais importante na sua relação
 

 


 

 

 

 


Pensamento do Dia

Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo. (Liang Tzu)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dra. Nájila Tamires da Silva é Psicóloga em atendimento clínico. Utiliza uma abordagem voltada a psicologia comportamental. Com experiência em atendimento clínico individual e em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental , Sexólogo, Professor, Neuro Ciência .

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 28 visitantes online