-- -- História da Psicologia (387 aC até o presente)
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

História da Psicologia (387 aC até o presente)

 

387 aC Plato sugere que o cérebro é o mecanismo de processos mentais.
335 aC Aristóteles sugeriu que o coração é o mecanismo de processos mentais.


1774 AD Franz Mesmer detalhou sua cura para alguma doença mental, originalmente chamado de mesmerismo e agora conhecida como hipnose .
1793 Philippe Pinel divulgou os primeiros pacientes mentais de confinamento no primeiro movimento maciço para um tratamento mais humano dos doentes mentais.
1808 Franz Gall escreveu sobre a frenologia (a idéia de que forma o crânio de uma pessoa e colocação de pancadas na cabeça pode revelar traços de personalidade.
1834 Ernst Heinrich Weber publicou sua teoria percepção da "diferença apenas perceptível", agora conhecida como a Lei de Weber .
1848 Phineas Gage sofreu danos cerebrais quando um poste de ferro perfura seu cérebro. A sua personalidade foi mudado mas o seu intelecto permaneceu intacto, sugerindo que uma área do cérebro desempenha um papel na personalidade.
1859 Charles Darwin publicou a Origem das Espécies , detalhando sua visão da evolução e expansão da teoria da "sobrevivência do mais apto."
1861 Médico francês Paul Broca descobriu uma área no lobo frontal esquerdo, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem.
1869 Sir Francis Galton , Influenciado por Charles Darwin " A Origem das Espécies ", publica" Hereditary Genius ", e argumenta que as habilidades intelectuais são de natureza biológica.
1874 Carl Wernicke publicou seu trabalho sobre o lobo frontal, detalhando que os danos a uma área de danos específicos a capacidade de compreender ou produzir linguagem
1878 G. Stanley Hall recebeu o primeiro Ph.D. americano em psicologia. Mais tarde, ele fundou a Associação Americana de Psicologia .
1879
Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório formal da Psicologia na Universidade de Leipzig, que marca o início formal do estudo das emoções humanas, comportamentos e cognições.
1883 O primeiro laboratório de psicologia na América é estabelecida na Universidade Johns Hopkins.
1885 Herman Ebbinghaus introduziu a sílaba absurdo como um meio para estudar os processos de memória .
1886 Sigmund Freud começou a terapia realizar em Viena, marcando o início da teoria da personalidade .
1890 O termo "testes mentais" foi cunhado por James Cattell, começando a especialização em psicologia agora conhecido como avaliação psicológica.
1890 Sir Francis Galton desenvolveu a técnica conhecida como a correlação de compreender melhor as inter-relações em seus estudos de inteligência.
1890 William James publicou " Princípios de Psicologia ", que mais tarde se tornou a base para o funcionalismo.
1890 Estado de Nova York aprovou a Lei de Cuidados Estado, ordenando doentes mentais indigentes de pobres de casas e em hospitais públicos para o tratamento e desenvolver a primeira instituição em os EUA para investigação psiquiátrica.
1892 Fundação da Associação Americana de Psicologia (APA) chefiada por G. Stanley Hall, com uma adesão inicial de 42.
1895 Alfred Binet fundou o primeiro laboratório de psicodiagnóstico.
1896 Escritos por John Dewey começou a escola de pensamento conhecida como funcionalismo.
1896 A primeira clínica psicológica foi desenvolvido na Universidade da Pensilvânia, que marca o nascimento da psicologia clínica.
1898 Edward Thorndike desenvolveu a " Lei do Efeito ", argumentando que" uma cadeia de estímulo-resposta é reforçada se o resultado dessa cadeia é positivo. "
1900 Sigmund Freud publicou " A interpretação dos sonhos "que marca o início do pensamento psicanalítico .
1901 A Sociedade Britânica de Psicologia foi fundada.
1905 Alfred Binet do Teste de Inteligência foi publicado na França.
1906 O Journal of Abnormal Psychology foi fundada por Morton Príncipe.
1906 Ivan Pavlov publicou os primeiros estudos sobre condicionamento clássico .
1911 Alfred Adler deixou Psicanalítica Grupo de Freud para formar sua própria escola de pensamento, acusando Freud de overemphasizing sexualidade e baseando sua teoria em sua própria infância.
1911 Edward Thorndike publicado artigo sobre inteligência animal levando à teoria do condicionamento operante .
1912 William Stern desenvolveu a fórmula original para o I ntelligence Quociente (QI) , depois de estudar as pontuações no teste de inteligência de Binet. A fórmula é

1912 Max Wertheimer publicou uma pesquisa sobre a percepção do movimento, marcando o início de Psicologia da Gestalt .
1913 John E. Watson publicou " A psicologia como um behaviorista a vê "que marcam os primórdios da Psicologia Comportamental .
1913 Carl G. Jung partiu de vista freudianos e desenvolveu suas próprias teorias de Freud citando incapacidade de reconhecer a religião ea espiritualidade. Sua nova escola de pensamento ficou conhecida como Psicologia Analítica .
1916 Stanford-Binet teste de inteligência foi publicado nos Estados Unidos.
1917 Robert Yerkes (Presidente da APA na época) desenvolveu o Alpha Exército e testes beta para medir a inteligência em um formato de grupo. Foram adotados os testes para o uso com todos os novos recrutas nas forças armadas dos EUA um ano depois.
1920 John B. Watson e Rosalie Rayner publicou os experimentos Pequeno Albert, demonstrando que o medo pode ser classicamente condicionado .
1921 Psychological Corporation lançou a primeira empresa de desenvolvimento de teste psicológico, não apenas comercializar testes psicológicos, mas permitindo que os testes a ter lugar nos escritórios e clínicas, em vez de apenas em universidades e centros de pesquisa.
1925 Wolfgang Kohler publicou " a mentalidade dos Macacos ", que tornou-se um componente importante da Psicologia da Gestalt.
1927 Anna Freud, filha de Sigmund Freud, publicou seu primeiro livro expandindo idéias de seu pai no tratamento de crianças.
1929 Wolfgang Kohler critica o behaviorismo em sua publicação em Psicologia da Gestalt.
1932 Jean Piaget publicou ' O Juízo Moral da Criança "o início de sua popularidade como o teórico de liderança no desenvolvimento cognitivo.
1932 Walter B. Canhão cunhou o termo homeostase e começou a investigação sobre a luta ou fenômeno de vôo .
1935 Teste de Apercepção Temática (TAT) foi publicado por Henry Murray .
1936 Egas Moniz publicou seu trabalho sobre lobotomias frontais como um tratamento para a doença mental.
1938 Terapia de eletrochoque foi usado pela primeira vez em um paciente humano.
1939 Wechsler-Bellevue Teste de Inteligência foi publicado que eventualmente se tornou a avaliação intelectual mais amplamente utilizado.
1939 A Psychological Associated canadense foi fundada.
1942 Carl Rogers publicou " Aconselhamento e Psicoterapia ", sugerindo que o respeito e uma abordagem não-julgamento de terapia é a base para o tratamento eficaz das questões de saúde mental.
1942 Jean Piaget publicou " Psicologia da Inteligência ' discutir suas teorias de desenvolvimento cognitivo .
1942 Multifásico Minnesota Inventário de Personalidade (MMPI) foi desenvolvido e rapidamente se tornou o dispositivo de avaliação psicológica mais amplamente pesquisado e amplamente aceito.
1945 O estado de Connecticut aprovou uma legislação de licenciamento para os psicólogos, tornando-se o primeiro estado a reconhecer a psicologia como uma prática orientada profissão protegida.
1945 O Jornal de Psicologia Clínica foi fundada.
1945 Karen Horney publicou seus pontos de vista feminista da teoria psicanalítica, marcando o início do feminismo.
1949 Conferência Boulder delineia modelo cientista-praticante de psicologia clínica, olhando para o MD contra Ph.D. usada por provedores e pesquisadores médicos, respectivamente.
1950 Erik Erikson publicou "Infância e Sociedade", onde ele se expande a teoria de Freud para incluir aspectos sociais do desenvolvimento da personalidade em toda a vida .
1952 Um estudo sobre a eficácia da psicoterapia foi publicada por Hans Eysenk sugerindo que a terapia não é mais eficaz que a ausência de tratamento. Isso levou uma enxurrada de estudos sobre os resultados que mostraram desde a psicoterapia para ser um tratamento eficaz para a doença mental.
1952 O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) foi publicado pela Associação Psiquiátrica Americana marcando o início da classificação doença mental moderna.
1952 Clorpromazina (Thorazine) utilizado pela primeira vez no tratamento de esquizofrenia .
1953 BF Skinner esboçou terapia comportamental, apoiando para a psicologia comportamental através de pesquisa na literatura.
1953 Código de Ética para Psicólogos foi desenvolvido pela Associação Americana de Psicologia .
1954 Abraham Maslow ajudou a fundar Psicologia Humanista e mais tarde desenvolveu sua famosa Hierarquia das Necessidades .
1957 Leon Festinger propôs sua teoria da "dissonância cognitiva" e mais tarde tornou-se uma figura de influência na Psicologia Social .
1961 John Berry apresentou a importância da pesquisa transcultural trazendo diversidade na vanguarda da pesquisa psicológica e aplicação.
1961 Carl Rogers publicou " On Becoming a Person ", marcando uma forte mudança na forma como tratamento para problemas de saúde mental é conduzida.
1963 Alfred Bandura introduziu a idéia de Aprendizagem observacional sobre o desenvolvimento da personalidade.
1963 Lawrence Kolberg apresentou suas idéias para o seqüenciamento do desenvolvimento moral .
1967 Aaron Beck publicado um modelo psicológico de depressão sugerindo que pensamentos desempenhar um papel importante no desenvolvimento e na manutenção da depressão.
1968 DSM II foi publicado pela Associação Psiquiátrica Americana .
1968 Primeiro Doutor em Psicologia programa de graduação profissional (Psy.D.) em Psicologia Clínica foi criado no Departamento de Psicologia da Universidade de Illinois - Urbana / Champaign.
1969 Joseph Wolpe publicou " A Prática da Terapia Comportamental . '
1971 Primeiro Doutorado em Psicologia (Psy.D.) concedido (da Universidade de Illinois - Urbana / Champaign).
1973 APA aprovou o Psy.D. grau para a prática profissional em psicologia.
1980 DSM III, publicado pela Associação Psiquiátrica Americana .
1983 Howard Gardner (professor da Universidade de Harvard) apresentou sua teoria da inteligência múltipla, argumentando que a inteligência é algo para ser usado para melhorar a vida não para medir e quantificar os seres humanos.
1988 Sociedade Americana de Psicologia estabelecido.
1990 O surgimento da atenção gerenciada solicita que o APA para se tornar mais político, levando à idéia de Prescrição Psicólogos e equidade na cobertura de saúde mental.
1994 DSM IV, publicado pela Associação Psiquiátrica Americana .
1995 Primeiros Psicólogos prescrever medicamentos por meio do programa psicofarmacologia do exército dos EUA .
1997 Deep Blue, o supercomputador da época, bate melhor jogador do mundo de xadrez, Kasparov , um marco no desenvolvimento da inteligência artificial.
1998 Psicologia avança para a era tecnológica, com o surgimento de e-terapia .
1999 Psicólogos em Guam obter privilégios de prescrição para os medicamentos psicotrópicos.
2002 Novo México torna-se o primeiro estado a aprovar uma lei permitindo que os psicólogos licenciados para prescrever medicação psicotrópica .
2002 O impulso para a saúde mental paridade recebe a atenção da Casa Branca como o presidente George W. Bush promove legislação que garanta uma cobertura abrangente de saúde mental.

 

Calendário de Eventos

Setembro
01.09 - Dia do Profissional de Educação Física.
03.09 - Dia do Biólogo
05.09 - Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística
05.09 - Dia do Oficial de Farmácia
08.09 - Dia Nacional de Luta por Medicamento
08.09 - Dia Mundial da Raiva
09.09 - Dia do Veterinário
10.09 - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
21.09 - Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência.
27.09 - Dia Nacional da Doação de Órgãos
29.09 - Dia Mundial do Coração

Precisamos Saber

O que é mais importante na sua relação
 
 


Pensamento do Dia

Não julgues nada pela pequenez dos começos. Uma vez fizeram - me notar que não se distinguem pelo tamanho as sementes que darão ervas anuais das que vão produzir árvores centenárias. (Josemaría Escrivá)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dra. Nájila Tamires da Silva é Psicóloga em atendimento clínico. Utiliza uma abordagem voltada a psicologia comportamental. Com experiência em atendimento clínico individual e em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e Sexólogo

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 51 visitantes online