-- -- Enxaqueca, insônia e até depressão são alguns dos sintomas da falta de serotonina.
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Enxaqueca, insônia e até depressão são alguns dos sintomas da falta de serotonina.

Entre as substâncias que mais são necessárias no organismo para desempenharmos as funções do dia a dia a Serotonina praticamente encabeça a lista. Ela faz parte dos neurotransmissores do cérebro, ou seja, ela faz a transmissão de dados entre neurônios.

A comunicação entre os neurônios é importantíssima, pois é assim que podemos analisar o meio, além de conseguir dar as respostas imprescindíveis ao ambiente, como atos de sobrevivência, fuga, entre outras coisas.

As funções desse neurotransmissor estão além da comunicação entre os neurônios. Ritmo cardíaco, sono, apetite e regulação de certos hormônios fazem parte das funções dessa substância. Claro, não podemos deixar de falar do humor quando abordamos essa substância, afinal é normal lembrar-se de humor quando abordamos este neurotransmissor. Pois ele é fortemente influenciado pela concentração da mesma em nosso corpo.
Vários problemas são condicionados pela concentração, para mais ou para menos, dessa substância em nosso organismo, assim como cansaço, tristeza, ansiedade, depressão, enxaqueca, e até algumas doenças mentais mais problemáticas, como a esquizofrenia.

Alguns sintomas causados pela falta de Serotonina

A pouca concentração da serotonina causa um dos problemas que mais se tem ouvido falar ultimamente: a depressão. Entre os sintomas que tal doença provoca, enxaqueca e insônia, além de tristeza profunda, podem ser vistos durante os períodos críticos da depressão.

Como dissemos anteriormente, a serotonina está intimamente ligada a alguns hormônios importantes em nosso corpo e um deles é a melatonina. Como já falamos aqui em outro artigo, a melatonina é uma substância que regula o sono. Ela é produzida pelo nosso organismo através da diminuição de claridade, ou seja, a escuridão auxilia no aumento da concentração de melatonina em nosso sangue. Quando temos pouca serotonina fazendo as sinapses de nosso cérebro, consequentemente, a melatonina começa a ser produzida de maneira desregular, dando, assim, insônia ao indivíduo. Esse processo desencadeia uma grande piora na concentração de ambas as substâncias, pois a diminuição de noites bem dormidas diminui a produção de serotonina, enquanto a pouca serotonina diminui a produção de melatonina.
Para os praticantes de musculação, a falta dessa substância pode prejudicar direta ou indiratamente os ganhos de massa muscular, já explicamos em outro artigo a importância do sono no ganho de massa muscular.

Mas esse quadro, quando não está no ponto de uma depressão profunda, pode ser revertido de forma natural, sem medicamentos ou outros processos. Alguns alimentos e exercícios físicos auxiliam na manutenção da concentração das duas substâncias mencionadas acima. Vamos, então, conhecer alguns itens que melhoram nossa concentração de serotonina no organismo.

Alimentos que estimulam a serotonina

Os alimentos que auxiliam na regulação da serotonina no organismo possuem um aminoácido chamado de triptofano e é essencial para o corpo humano. Ele faz parte do código genético humano, por isso é tão indispensável. Esse aminoácido, juntamente com a vitamina B3, a niacina e o magnésio formam o neurotransmissor serotonina. Porém, consumidos sozinhos, quer dizer, sem outros compostos, não adiantam nada.
O verdadeiro benefício que o triptofano realiza no corpo é através da competição que ele acarreta entre aminoácidos, quando vários são consumidos juntos em um só alimento. Quando o corpo recebe uma descarga de grande quantidade de aminoácidos essenciais, a produção de hormônios e substâncias aumenta ou se regula.

 

Calendário de Eventos

Abril 
04.04 - Dia Nacional do Parkinsoniano 
06.04 - Dia Mundial da Atividade Física 
07.04 - Dia Mundial da Saúde 
08.04 - Dia Nacional do Sistema Braille 
14.04 - Dia do Técnico em Serviço de Saúde 
16.04 - Dia Nacional da Voz 
17.04 - Dia Internacional da Hemofilia 
26.04 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial 
30.04 - Dia Nacional da Mulher 

Precisamos Saber

O que é mais importante na sua relação
 

 


 

 

 


Pensamento do Dia

Se não posso realizar grandes coisas, posso pelo menos fazer pequenas coisas com grandeza. (Clarck)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dra. Nájila Tamires da Silva é Psicóloga em atendimento clínico. Utiliza uma abordagem voltada a psicologia comportamental. Com experiência em atendimento clínico individual e em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e Sexólogo

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 31 visitantes online